O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), vinculado à rede Ebserh, começou o mês de agosto reforçando sua equipe, com a chegada de 15 novos profissionais. Com isso, são 88 colaboradores que chegam à unidade no período de 30 dias, dentro da política de garantir a oferta de serviços e reestabelecer atividades importantes para a saúde pública.

A integração da nova equipe aconteceu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, onde os profissionais foram recebidos pela diretoria do HU e representantes da universidade.

“Com a chegada de vocês, estamos em condições de lutar para fortalecer os nossos serviços. Que todos se sintam bem acolhidos”, disse a superintendente interina do hospital, Francine Gelbcke, antes de apresentar um vídeo sobre o HU e apresentar detalhes sobre as principais atividades do hospital de Santa Catarina.

A nova equipe é formada por enfermeiros, técnico em análises clínicas, técnico em citopatologia, psicólogo área hospitalar, advogado, cirurgião dentista e médicos (clínica médica, anestesiologia, ginecologia e obstetrícia e cirurgia plástica).

Com este grupo, o HU de Santa Catarina conta com 88 novos colaboradores em 30 dias, já que 59 servidores concursados foram integrados ao quadro funcional no dia 2 de julho e mais 14 chegaram no dia 6, reforçando a estratégia da atual gestão, que tem trabalhado para reestruturar a unidade hospitalar e fortalecer as atividades já em andamento.

“Tivemos, neste ano, um quantitativo bem significativo de novos funcionários. Com isso, conseguiremos reabrir leitos e reestruturar alguns setores. Estamos trabalhando neste sentido, ainda temos muito que melhorar e a chegada desse pessoal vai nos permitir atingir estas metas”, disse a superintendente em exercício do hospital.

A vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora Alacoque Lorenzini Erdmann, explicou para os recém-chegados que, além de participarem desta retomada na trajetória do hospital em prol da comunidade, os servidores fazem parte de uma grande comunidade acadêmica, já que o hospital é vinculado à universidade.

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.