O desenvolvimento do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários – AGHU – é um projeto do Ministério da Educação que objetiva padronizar práticas assistenciais e administrativas em todos os 46 hospitais universitários de sua rede. A utilização do AGHU vai proporcionar que os hospitais aprimorem seus processos de atendimento, estendendo aos pacientes de todo o país inúmeras facilidades, como o prontuário eletrônico e todos os benefícios a ele relacionados. Além disso, com o AGHU o MEC passará a dispor de indicadores padronizados entre todos os integrantes da rede, o que facilitará a implantação de melhorias e a divulgação transparente de dados para o público.
Para desenvolver este trabalho, o MEC utiliza como base o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), levando em conta o sucesso de seu modelo de gestão e a disponibilidade do AGH – sistema de Aplicativos para gestão Hospitalar desenvolvido pela instituição.
Os primeiros módulos do AGHU foram implantados em agosto de 2010, na Maternidade Vitor Ferreira do Amaral, de Curitiba, Paraná. Pouco a pouco, novos módulos vão sendo implantados e mais instituições ingressam no grupo de hospitais que dispõem do AGHU.
Objetivos Específicos
- Informatização dos processos clínicos de atendimento ao paciente: prontuário do paciente, prescrição, exames, atendimento ambulatorial e outros;
- Construir uma base de conhecimento com as melhores práticas de gestão;
- Padronizar sistema e aplicativos de gestão;
- Oportunizar a modelagem de processos e a revisão de normas;
- Criar um ambiente de desenvolvimento coletivo e colaborativo;
- Oferecer modelos que possam ser usados na solução de problemas;
- Gerenciar as informações com eficiência e efetividade;
- Prover um canal de comunicação entre os diversos profissionais que atuam nos processos do hospital para suporte na tomada de decisões;
- Propor mudanças de processos, buscando a descentralização das informações;
- Transformar dados em informações.
Benefícios
- Processos de gestão hospitalar definidos de acordo com as melhores práticas e flexíveis para serem adaptados à realidade de cada instituição, atendendo às normas do SUS;
- Rapidez e facilidade no registro e na consulta dos prontuários eletrônicos dos pacientes;
- Racionalização de processos, garantindo um menor tempo entre consultas e atendimentos realizados a um mesmo paciente;
- Aumento da segurança do paciente, através do acesso facilitado às informações no prontuário on-line;
- Utilização de perfis de acesso, garantindo a integridade e o acesso adequado às informações do sistema;
- Geração de indicadores padronizados entre todos os Hospitais Universitários Federais do MEC;
- Sistema desenvolvido em Software Livre e flexível para a utilização em diferentes plataformas tecnológicas.
Comissão Multiprofissional – HU/Florianópolis
- Álvaro Adair da Silveira – Assistente em Administração (Presidente);
- Antônio Lapa Raulino – Analista de Tecnologia da Informação;
- Eulina Venier – Assistente em Administração;
- Hamilton Felipe Correia de Mafussi – Médico;
- Kelly Cristine Alves Pavanati – Enfermeira;
- Magnos Roberto Pizzoni – Analista de Sistemas;
- Renato Antônio Leal – Assistente em Administração;
- Wilmar Luis Vienhage – Técnico em Tecnologia da Informação
Equipe de Desenvolvedores – HU/Florianópolis
- Antônio Lapa Raulino;
- Fabiano Carvalho de Souza;
- Felipe Pereira da Cruz;
- Marcus Duty.
Equipe de Infraestrutura – HU/Florianópolis
- Renato Antônio Leal;
- Magnos Roberto Pizzoni.