A atuação do psicólogo hospitalar no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) teve seu início em 1980, data da fundação deste hospital. As atividades iniciaram junto a Divisão de Pediatria e aos poucos foram se expandindo aos outros setores do hospital. Em 1992 foi criado e oficializado o Serviço de Psicologia incorporando-se ao organograma da instituição. Hoje, contamos com uma equipe de 8 psicólogos e 1 arte-educadora atuando em diversos serviços e unidades.

Atualmente a psicologia integra o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e alguns membros compõem vários Grupos e Comissões Institucionais, como: Grupo de Trabalho Humanizado, Comissão Intra hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e Consultoria do Método Canguru junto ao Ministério da Saúde.

Considerando o sujeito em sua integralidade e o adoecimento humano como um processo biopsicossocial, busca-se atuar junto à equipe multiprofissional, visando um adequado atendimento a clientela assistida. As atividades de assistência psicológica são realizadas de acordo com a demanda do setor de atuação, que vão desde o atendimento individual do paciente na beira do leito, ao atendimento familiar.
foto_frenteHU
Hospital Universitário - HU/UFSC