Histórico

A primeira Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário Prof Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina foi formalizada em 1985, a partir das normatizações estabelecidas na Portaria nº 196, de 24 de junho de 1983 do Ministério da Saúde. Somente em 1992, em cumprimento a Portaria 930/MS, foi criado o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), órgão executor das ações programadas pela CCIH

Com taxas generosas de infecção hospitalar, que ultrapassavam 20% nas Unidades Cirúrgicas, um pouco menos nas unidades clínicas, porém sempre com dois dígitos em taxas brutas, recursos escassos e poucos profissionais a história do Serviço começou. O mesmo contava somente com um médico infectologista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e três bolsistas. Os dados eram datilografados e os ducumentos eram reproduzidos em mimeógrafo tanto para a direção, quanto para os profissionais de saúde.

Em 1992 o serviço ganhou uma sala exclusiva, sendo que no ano seguinte o primeiro computador veio tomar parte do espaço utilizado pelas calculadoras e máquinas de escrever. Neste ano a taxa de infecção hospitalar estava em 9,9%, evolução significativa em relação às taxas de 1987, que estavam em 20,6%, resultado de ações dos serviços, muitas delas em resposta a orientações e determinações do SCIH.

Os tempos foram passando e evolução tecnológica somou-se aos esforços dos profissionais no cuidado aos pacientes que nesta instituição buscavam recursos aos seus problemas de saúde. Com isso, procedimentos invasivos também foram somando-se ao processo de saúde/doença, aumentando risco para infecções.

O  hospital conta com 208 leitos de internação hospitalar, sendo 65 leitos clínicos, 58 leitos cirúrgicos, 19 de tocoginecologia, 7 de neonatologia, 20 de pediatria, 26 de emergência e 14 de terapia intensiva.

A equipe é formada por dois médios infectologistas, um médico epidemiologista, uma enfermeira que trabalha com PGRS, dois enfermeiros, um técnico administrativo que trabalha com os Animais Sinantrópicos.