Apresentação

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO/UFSC

humaniza

O Ministério da Saúde criou em 2001 o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar – PNHAH, com o objetivo de promover uma cultura de atendimento humanizado na área da saúde. No estado de Santa Catarina, o Hospital Universitário foi um dos três hospitais a compor o projeto piloto do governo federal sendo responsável por replicar esta filosofia em outras instituições parceiras e disseminar na academia uma nova forma de fazer o cuidado.

Em 2003 o Ministério da Saúde, buscando consolidar esta iniciativa, transformou o referido programa em Política Nacional de Humanização-PNH. Tal política visa buscar ferramentas para enfrentar o desafio de tornar os princípios Integralidade, Universalidade e Equidade do Sistema Único de Saúde, realidade.

Dentro das ferramentas propostas pela PNH para promover e potencializar as mudanças necessárias para alcançar tais princípios, destaca-se os Grupos de Trabalho de Humanização – GTH, criados nas unidades hospitalares. O GTH define-se como um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que funciona à maneira de um órgão colegiado e se destina a empreender uma política institucional de resgate dos valores humanitários na assistência, em benefício dos usuários, comunidade e profissionais de saúde.

O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado em 2004, logo após a participação no Programa de Humanização da atenção Hospitalar.

Nosso GTH é composto por profissionais de vários setores do hospital, bem como por  representantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil, e tem por objetivo desenvolver e potencializar a cultura de humanização nas práticas de atenção, ensino e gestão. Busca promover o dialogo entre a equipe, equipe e paciente, equipe e gestores, apoiando os mecanismos de comunicação e escuta existentes e criando novos estratégias para possibilitar relações humanizadas e humanizadoras dentro da instituição.

Nosso grande objetivo é promover a autonomia, a participação e a corresponsabilidade de todos os sujeitos envolvidos no processo de produção de saúde. Acreditamos que fortalecendo e apoiando os projetos de humanização, implementando novos projetos, valorizando e cuidando dos trabalhadores, com ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho, será possível construirmos uma assistência qualificada e humanizada.

GTHhumaniza_mini

FAÇA PARTE DESSA IDEIA!