Histórico

Inserida no contexto do HU, encontra-se a diretoria de enfermagem, que ao longo destes anos têm primado pela qualidade da assistência, participando ativamente das reformulações curriculares, buscando a integração docente-assistencial.

Conta, em seu corpo funcional, com cerca de 600 trabalhadores, entre os quais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares de saúde, escriturários. Destaca-se o compromisso com a Educação Permanente, estimulando a formação profissional em nível de especialização, mestrado e doutorado, bem como no aprimoramento técnico científico, por meio de atividades de educação realizadas pela Comissão de Educação e Pesquisa em Enfermagem – CEPEN. Prima, também, pelos recursos materiais, tendo como assessoria a Comissão Permanente de Materiais de Assistência CPMA. A Diretoria de Enfermagem possui, ainda, uma comissão para assessoria relacionada às questões éticas – Comissão de Ética em Enfermagem – CEEn.

Serviços de Referência

Para atender toda demanda, o HU possui o “Coração do Hospital”, que é o Centro de Esterilização, que conseguiu junto ao Ministério da Saúde, Nota 10, por sua qualidade e instalações. Nesse serviço são lavados, preparados, acondicionados, esterilizados e distribuídos todos os materiais para as Unidades de Internação, Centro Cirúrgico, Obstétrico e Ambulatórios.

Participação ativa no processo de mudança na Maternidade do HU-UFSC, com a integração do Dr. Marcos dos Santos Leite, na adoção do parto vertical (hoje 70% dos partos normais são realizados na posição vertical), estimulando à participação ativa do acompanhante de escolha da mulher na hora do parto, para a descontinuidade do uso rotineiro de enema, tricotomia, dieta zero, da adoção de métodos não farmacológicos de alívio da dor. Hoje, o HU é reconhecido internacionalmente por oferecer às mulheres e seus acompanhantes um atendimento humanizado e de qualidade.

Títulos Conquistados

  • HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA – O título é concedido pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas (UNICEF);
  • Premio Galba Araújo, em 2000, também concedido pelo Ministério da Saúde.
  • Diploma Francisco Dias Velho, concedido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.
  • Prêmio TOP Hospitalar em 2002 e 2003, como destaque especial enquanto Hospital Estadual.
  • CERTIFICAÇÃO ao HU, por participar do “Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar”, do Ministério da Saúde, que tem ajudado a identificar e a valorizar ações já desenvolvidas e reconhecidas como ações humanizadoras.

Missão

A Diretoria de Enfermagem do HU/UFSC tem finalidade diretiva e organizativa, visando gerir assistência de enfermagem de excelência, produzir conhecimento, formar e atualizar recursos humanos, utilizando os princípios científicos, humanísticos, éticos, valorizando o ser humano em sua multidimensionalidade, otimizando as relações interpessoais, bem como contemplando os princípios e a organização do Sistema Único de Saúde.

Leia mais:

Documento aprovado em Assembléia Geral da DE/HU, no dia 18/05/2007.