Home

O Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU – UFSC) existe desde 1983.

Atualmente contamos com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral, clínica e cirúrgica, voltada para o atendimento de alta complexidade do paciente gravemente enfermo em diversas áreas, como: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Vascular, Onco-hematologia, Neurocirurgia (cirurgia de epilepsia), Nefrologia, Urologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Alguns dos procedimentos realizados no Hospital Universitário e que demandam cuidados de UTI são as cirurgias endovasculares, cirurgia bariátrica, neurocirurgia para tratamento da epilepsia refratária e o transplante hepático.

A UTI do HU – UFSC está estruturada e equipada com dispositivos de alta tecnologia para o monitoramento e tratamento do paciente crítico, contando com ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros de última geração, aparelho de ultrassonografia portátil, marcapasso transcutâneo e transvenoso, dentre outros.

Durante o período diurno (rotina), há três médicos em cada turno, e nos plantões noturnos e de finais de semana, há dois médicos avaliando constantemente a evolução dos pacientes. Também contamos com a assistência de enfermeiros (máximo de seis pacientes por enfermeiro), técnicos de enfermagem (dois pacientes para cada profissional), fisioterapeutas e fonoaudióloga.