Papel dos Profissionais

Pediatria/Neuropediatria

  • Trata de levantar os fatores biológicos que podem estar intervindo nos problemas na aprendizagem, tipificando as patologias clínicas desta área e encaminhando para investigação e tratamento quando necessário.

Serviço Social

  • Trata de estabelecer um perfil sócio-econômico-cultural da família e os fatores de risco sociais, realizando os encaminhamentos cabíveis.

Fonoaudiologia

  • Procura identificar alterações no âmbito da linguagem oral e escrita, levantando os problemas/fatores de risco no desenvolvimento do escolar.

Pedagogia

  • Objetiva “descobrir” o perfil de aprendizagem da criança para posterior orientação à família e à escola, sistematização dos conhecimentos socialmente produzidos e encaminhamentos a serviços especializados, quando preciso for. A avaliação pedagógica, é realizada de forma subjetiva e objetiva, através da Entrevista Operativa Centrada no Aluno (EOCA) e dos critérios idade/série (grade curricular).

Psicologia

  • Objetiva investigar o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, bem como compreender seu funcionamento psicodinâmico e da família, a fim de identificar dificuldades ou psicopatologias que estejam interferindo no processo de aprendizagem acadêmica.