Principal

Fase Pré-operatória
Tipos de anestesia
Fase trans-operatória
Fase pós-operatória

 

E você sabe o que é Centro Cirúrgico?
 

Fonte: foto retirada no Centro Cirúrgico
do Hospital Universitário – Fpolis/SC

Centro Cirúrgico é um lugar especial dentro do hospital, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o tornam apto à prática da cirurgia.
"O centro cirúrgico é um setor do hospital onde se realizam intervenções cirúrgicas, visando atender a resolução de intercorrências cirúrgicas, por meio da ação de uma equipe integrada” (RIBEIRO; SOUZA 1997 p. 09). Nele são realizadas técnicas estéreis para garantir a segurança do cliente quanto ao controle de infecção.

Por ser um local restrito, o acesso ao público é limitado, ficando restrito a circulação dos profissionais que lá atuam. Para efeito de controle asséptico, o Centro Cirúrgico divide-se em áreas, quais sejam:

Fonte: foto retirada no Centro Cirúrgico
do Hospital Universitário – Fpolis/SC

Área Irrestrita - os profissionais podem circular livremente por estas áreas com roupas próprias (secretaria, vestiário e corredor de entrada).

Fonte: foto retirada no Centro Cirúrgico
do Hospital Universitário – Fpolis/SC
Área Semi-restrita – aquela que permite a circulação de pessoal e de modo a não intervir nas rotinas de controle e manutenção da assepsia da área restrita. (expurgo, sala de estar e sala de preparo de material).

Fonte: foto retirada no Centro Cirúrgico
do Hospital Universitário– Fpolis/SC
Área Restrita - além da roupa própria do centro cirúrgico, devem ser usadas máscaras e gorros conforme normas da unidade e as técnicas assépticas devem ser utilizadas de maneira rigorosa, a fim de diminuir os riscos de infecção (salas de cirurgias, lavabos, sala de recuperação pós-anestésica, sala de depósito, e corredor interno).
O Centro cirúrgico do Hospital H.U localiza-se no 4° andar próximo a UTI e clínicas Cirúrgicas. Sua estrutura física compreende: três salas cirúrgicas, um expurgo, duas salas que abrigam aparelhos e materiais, uma sala de recuperação pós - anestésica, uma sala de armazenamento de material anestésico, uma sala de armazenamento de materiais esterilizados, uma sala de armazenamento de material de vídeo laparoscopia, um posto de enfermagem, uma sala de armazenamento de soros, aventais de chumbo e geladeira específica para medicações, um consultório para clientes externos para consultas no pré-operatório especificamente de anestesias, seis lavabos, dois locais de monta-carga (elevadores pequenos; sendo um utilizado para transportar materiais contaminados e outro para materiais limpos, uma sala de escritório utilizada pela enfermeira (chefe do setor), uma sala
Fonte: foto retirada no Centro Cirúrgico
do Hospital Universitário– Fpolis/SC
de escritório utilizada pelo escriturário, localizada fora do ambiente restrito, onde os clientes são recepcionados e as famílias atendidas, uma sala de descanso com sofá, colchonetes e televisão, um vestiário com banheiro feminino e outro masculino e uma sala de lanche.
O Centro Cirúrgico realiza em média 110 (cento e dez) cirurgias mês, excluindo cirurgias de urgência e emergência. Em maior número, cirurgia geral (colecistectomia, apendicectomia, hernioplastia, laparotomia) e cirurgia plástica-estética (mamoplastia, abdominoplastia, rinoplastia e correção de queimaduras).
A equipe multiprofissional que participa do ato cirúrgico é composta pelo cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem (enfermeiro, instrumentador, circulante, técnicos e auxiliares), cabendo a todos, atividades específicas.
É importante saber que o período perioperatório compreende três fases distintas: pré-operatória, trans-operatória e pós-operatória.